Pesquisar

Playstation 4 pode ter tecnologia que impede jogos usados


Um usuário do fórum americano de videogames NeoGAF, identificado pelo apelido gofreak, encontrou uma patente registrada pela Sony do Japão, detalhando uma tecnologia que impediria a utilização de jogos usados em seus aparelhos. Presume-se que a novidade poderia ser incorporada ao PlayStation 4, mas ainda é cedo para tirar conclusões.
A tecnologia mostrada na patente funciona de forma semelhante à NFC, Near Field Communication. Ela permite que o disco comunique-se com o aparelho ao ser executado, apenas pela proximidade de ambas as partes.
Uma vez conectados, é possível atrelar ao disco uma conta para que ele só funcione para aquela pessoa ou console, impossibilitando a revenda.
A documentação da patente afirma explicitamente o objetivo dessa proteção: impedir a venda de jogos usados. Há muito tempo este mercado vem se envolvendo em polêmica, pois as lojas ficam com todo o lucro gerado na revenda de títulos usados, enquanto os desenvolvedores defendem que deveriam receber uma porcentagem desse valor.
Segundo o documento, a nova tecnologia é uma alternativa superior aos atuais Online Pass, pois “quando o aparelho não está conectado à internet, o uso do conteúdo não pode ser controlado”, e também mais seguro do que senhas: “Usuários podem comunicar senhas entre eles e assim a venda de usados não pode ser eliminada”.
Outros usos também são mencionados, como controle de periféricos e até outras mídias, como música. A patente não chega a falar sobre em qual plataforma ela poderia ser usada, mas seria improvável que fosse aplicada em um console já em produção, como o PlayStation 3. A Sony não chegou a comentar o ocorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário